O Movimento Apaeano é uma grande rede, constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras - públicas e privadas - para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social.

Atualmente o Movimento congrega a Fenapaes (Federação Nacional das APAEs), 23 Federações das APAEs nos Estados e mais de duas mil APAEs distribuídas em todo o País, que propiciam atenção integral a cerca de 250.000 pessoas com deficiência. É o maior movimento social do Brasil e do mundo, na sua área de atuação.

A primeira APAE foi fundada em 11 de dezembro de 1954,  foi a APAE do Rio de Janeiro. Em 1962, houve uma assembléia das APAEs até então existentes e foi criada a Federação Nacional das APAEs.

O nome escolhido para a primeira entidade, em 1954, a do Rio de Janeiro, foi Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, ou abreviado, APAE. O nome e a sigla transformaram-se em sinônimo de credibilidade, doação, amor e competência.

A APAE adota como símbolo a figura da flor margarida, ladeada por duas mãos desniveladas, uma em posição de amparo e a outra, de orientação. Existe inclusive um pensamento muito adotado que diz o seguinte: "Onde você encontrar estas mãos, estenda as suas".

Estrutura do movimento APAEANO

FENAPAES
As APAEs estão organizadas em torno da Federação Nacional das APAEs, que é responsável pelo direcionamento dos trabalhos do movimento Apaeano no contexto nacional.
É uma organização social sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública federal e certificada como beneficente de assistência social; de caráter cultural, assistencial e educacional, que congrega como filiadas, atualmente, mais de duas mil APAEs e outras entidades congêneres, que compõem a Rede Apae, tendo como missão institucional promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o Movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes, na perspectiva da inclusão social de seus usuários.

FEAPAES
As APAEs dos municípios se organizam em Federações em seus Estados. A Federação no Estado será responsável pelo trabalho de realização dos direitos do portador de deficiência no âmbito estadual. São necessários contatos com Secretarias e outros órgãos estaduais, promoção de olimpíadas, festivais e congressos estaduais, tudo sob responsabilidade da Federação no Estado. Os dirigentes são eleitos pelas APAEs, sendo que os Conselheiros Regionais fazem parte do Conselho de Administração.

APAE DO MUNICÍPIO
Os pais e amigos que compõe uma APAE atuam, no âmbito do Município em que a entidade se localiza, para que a pessoa portadora de deficiência tenha seus direitos assegurados.

Credibilidade e conquistas do Movimento

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Qualibest em 2006, a pedido da Federação Nacional das Apaes, mostrou que a APAE é conhecida por 87% dos entrevistados e tida como confiável por 93% deles. São resultados expressivos e que refletem o trabalho e as conquistas do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Nesse esforço destacam-se a incorporação do Teste do Pezinho na rede pública de saúde; a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas como instrumentos pedagógicos na formação das pessoas com deficiência, assim como a estimulação precoce como fundamental para o seu desenvolvimento.